clicRBS
Nova busca - outros
CLUBE DE LEITURA

CLUBE DE LEITURA


Evento nacional que chegou à ilha com discussão sobre Kafka terá nova edição no final de outubro




Da equipe Naipe
03/10/11


"Nós somos loucos, tá? Se a gente tá discutindo isso aqui e gostando..."

A frase surge no meio da roda que discute Essencial Kafka na unidade principal da Livros & Livros na UFSC.

O evento é do Clube de Leitura Penguin-Companhia das Letras. Nacional, o clube acaba de completar um ano. Os encontros são principalmente em São Paulo e no Rio, mas outras capitais vêm conseguindo uma edição mensal no calendário.

É o caso de Florianópolis, que no último dia 27, terça-feira, discutiu Franz Kafka n
a UFSC - e no final do mês que vem discutirá Jakob Von Gunten, livro de Robert Walser, um autor de nome, aliás, sempre vinculado ao de Kafka.

A Penguin é uma das mais renomadas editoras mundiais e vem editando, com a Companhia das Letras, grandes clássicos da literatura em português. Essencial Kafka compila contos, aforismos e a célebre novela Metamorfose do escritor tcheco. 


"E vocês, o que acham?"

Onze pessoas compareceram (a conta exclui a criança da foto, que a maior parte do tempo passeou pela livraria, e inclui a Naipe e um sujeito retardatário). O mediador da Companhia das Letras que veio de São Paulo especialmente para o evento considerou o público bom - e qualitativamente, pelo menos, ninguém duvida que foi: todos estavam com o livro em mãos e a maioria fez questão de participar.

Como prometido no site do clube, o encontro é descontraído. Dura uma hora, e no encerramento, às 19h, a Naipe ouviu alguns dos integrantes combinando a continuação da conversa em outro lugar - a livraria estava fechando. 

Alunos das Letras da UFSC eram maioria.


"A leitura de Kafka me petrifica", disse um participante. "Vocês leram [o conto] O veredito? Você não chega perto de compreender em nenhum momento - mas gostei muito", disse o mediador da Companhia, que à parte a modéstia desse momento sabia de sobra a respeito da obra de Kafka. 

A Naipe, que só tinha lido O processo (não incluído na coletânea) A metamorfose, comprou Essencial Kafka no dia do encontro e leu o livro depois. Os contos, embora plúmbeos-niilistas-surrealistas (como Na colônia penal), em geral são compreensíveis. A Metamorfose não é difícil de encarar.

Os aforismos, no entanto, são outra história. Se elucubrações como "Na luta entre você e o mundo, apoie o mundo" ou "Uma gaiola saiu à procura de um pássaro" não são lá tão indecifráveis, o que dizer de "Com tanta firmeza quanto a mão segura a pedra. Ela a segura firmemente, porém, só para atirá-la mais longe. Mas o caminho também leva àquelas distâncias"?

A Naipe vem se emocionando de chegar a uma interpretação razoável de alguns aforismos após a quarta leitura.


De verdade

Corta de volta pro encontro. Uma atmosfera ótima. Ninguém teve acessos egomaníacos de tomar a palavra e não soltar mais. Todos se lembravam de parar de falar e perguntar "e vocês, o que acham?". Foi atingido aquele difícil ponto em que ninguém se exalta mas também não concorda por condescendência. Uma discussão de verdade. Um clube de leitura de verdade. 


Mas também não poderia faltar um pouquinho de pretensão. Depois de muitos terem declarado contato com a obra do escritor tcheco desde a infância ou adolescência, alguém criticou a introdução do livro - feita "para quem nunca leu Kafka". 

A Naipe espera que, quando formados, os alunos das Letras não chutem escadas que já subiram e escrevam as introduções de livro mais didáticas do mundo. Para ler, nunca é demais lembrar, é preciso ler uma primeira vez.

Comentários  

 
0 #1 ariele louise 05-12-2011 17:34
"não chutem escadas que já subiram", vale não somente para os alunos de Letras ;)
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

No Campus é um blog sobre a vida em diferentes universidades, reunindo de dicas de cervejas baratas e bocas-livres a sessões de cinema experimental e textos de professores.

GUIA NAIPE DE VERÃO 2012

Confira o guia ou faça o download clicando aqui.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

NAIPE NA REDE

         

Buscar